No dia 30 de novembro, tive o imenso prazer de fotografar o Pimp My Carroça 2019. Foi um dia incrível e totalmente voltado para o bem estar dos catadores de material reciclado.
O evento começou cedinho e algumas das crianças ainda estavam bem sonolentas. O calor intenso despontou junto do dia. Diversos serviços foram oferecidos gratuitamente. Os participantes tiveram suas carroças reformadas e pintadas por grafiteiros; seus cachorros puderam passar em uma consulta gratuita com um veterinário e ganharam sacos de ração; teve massagem, corte de cabelo, consulta com dentista e distribuição de materiais de higiene bucal; teve tenda com bexigas, contação de histórias e outras atividades para a criançada; teve campanha de vacinação; um almoço vegano delicioso oferecido pela Central Panelaço; shows do Lê Coelho e banda, Bnegão e até o João Gordo cantando samba; mais um monte de outras atividades deliciosas.
Foi um dia muito bonito de mobilização. Dezenas de pessoas, ali, trabalhando com o maior carinho e em prol do bem estar e de melhores condições de trabalho para uma categoria que é tão invisibilizada e marginalizada, mas que tem um papel extremamente importante como agente ambiental.
Em 2018, São Paulo reciclou apenas 7% do lixo reciclável que foi recolhido. Segundo a Folha de SP "A coleta de lixo reciclável na cidade de São Paulo, feita pela gestão Bruno Covas (PSDB), caiu 13% em 2018 e atingiu a pior marca desde 2014".
É uma luta constante por respeito, reconhecimento, conscientização e políticas públicas que beneficiem os catadores e o meio ambiente.

Saiba mais sobre o projeto Pimp My Carroça.

PIMP MY CARROÇA - SP - 2019

​© Todos os direitos reservados a Renata Armelin

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram